• pic

    Caminhada de uma psicóloga em prol da Educação Sexual, a partir de 1980, e a reverência a autores e obras pioneiras
    Instituto Paulista de Sexualidade

Escrevi este capítulo a convite do psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Júnior, do Instituto Paulista de Sexualidade, de São Paulo, organizador de obras que registram a história de sexólogos latinoamericanos,  que há muito vêm se dedicando à educação, à psicoterapia e/ou à sexologia médica. No meu capítulo detalho minha história como estudiosa e pesquisadora/autora da Educação Sexual, desde meu ingresso como docente no curso de Psicologia da  Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1980. Considerando que o curso de graduação que fiz na mesma universidade não forneceu sequer a mínima base para atuar nesta área e, que não havia formação específica disponível na década de 1980, eu fui uma autodidata e me sinto feliz e orgulhosa por isso. Junto de minha história, vou contando quem foram os/as principais autores/as e as obras pioneiras que fui descobrindo por mim mesma e que muito me ajudaram na caminhada solitária.

Fica aí um registro histórico importante, de pesquisadores e obras que não podem ser esquecidos, pois serviram e servem de base para estudos na área da sexualidade e da Educação Sexual e cujos fundamentos permanecem sempre atuais.

Considero que nas pesquisas brasileiras mais recentes sobre a Educação Sexual acaba por faltar o conhecimento da produção científica de base, o que muitas vezes acaba por gerar uma lacuna que pode, em alguns casos, comprometer a construção histórica do conhecimento.

Descrevo como o ingresso no Mestrado e no Doutorado foram fundamentais para o aprofundamento teórico e prático, com destaque para a formação de educadores sexuais. Fica demonstrado  como é exitoso aliar  Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade, para assim produzir avanços na produção do conhecimento científico  e na  prática pedagógica.

Digo que minha caminhada nos anos iniciais foi uma caminhada solitária porque, até próximo do ano 2000, fui a única docente a atuar nesta área, em toda a UEL. Acredito e espero que a história da minha caminhada vai servir de estímulos para muitos novos estudantes de graduação e pós-graduação.

Para quem desejar conhecer o texto na íntegra, disponibilizo aqui o PDF com o artigo.

 

PONTOS DE VENDA:

www.amazon.com.br


VOLTAR