Neste livro, sou organizadora e também autora de dois capítulos:
"Capítulo IV - A Educação Sexual presente nos relacionamentos cotidianos." p.63 - 103.
"Capítulo IX - Sexualidade e afetividade: implicações no processo de formação do educando." p.187 - 208.
Os conteúdos escolares necessitam estar ligados à vida dos alunos, ao seu cotidiano, às suas relações sociais e afetivo-sexuais, para que a escola tenha mais sentido. Assim atuando, o educador conseguirá mantê-los motivados e interessados por aprender. Maior será o sentido, se o aluno for levado a conhecer-se, aprender a expressar sua sexualidade, nela incluídas as emoções e os sentimentos, com liberdade, responsabilidade e autonomia.
Todos os que se dispõem a atuar como educador, seja no espaço da escola, ou em ambiente ligado à Saúde e ao Serviço Social, precisam envolver-se num contínuo processo de reeducação sexual e, para isto, a necessidade de leituras e reflexões sobre questões ligadas à sexualidade. É preciso rever as normas e as regras morais e sexuais, rumo às mudanças necessárias e positivas.
Os textos desta obra coadunam com a educação sexual emancipatória, voltada para mudanças, no sentido de construirmos relações interpessoais mais respeitosas, primando pela saúde e felicidade, superando os estigmas e os preconceitos de toda a ordem e criando juntos uma sociedade onde impere a igualdade e a ausência de opressões e discriminações.
É um livro de distribuição gratuita e que se encontra em pdf, neste site.
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Educação Sexual: em busca de mudanças
Universidade Estadual de Londrina, 2009