• pic

    Educação Sexual: retomando uma proposta um desafio
    Eduel, 2011

Na parte inicial, apresento as Abordagens da Educação Sexual que identifiquei na literatura acadêmico-científica brasileira de Educação Sexual: a Religiosa Católica, a Religiosa Protestante, a Médica, a Pedagógica e a Emancipatória.

Aponto em cada uma os seus pressupostos filosóficos, pedagógicos e metodológicos, descrevo como foram se desenvolvendo ao longo da história de nosso país e mostro como um autor e/ou educador pode estar comprometido com uma ou outra.

Defendo, sobretudo, a perspectiva Emancipatória que, dito de forma simplificada, reconhece na Educação Sexual um meio para que as pessoas construam a sua felicidade e seu bem estar, mas, sobretudo, tornem-se cidadãos críticos e influentes em todas as questões relacionadas à sexualidade, posicionando-se frente às discriminações e a toda forma de opressão humana e sexual.

Na segunda parte, analiso a qualidade da publicação brasileira sobre a Educação Sexual, fazendo apontamentos para aprimorar, tanto nossa produção teórica sobre o tema, quanto a prática dos educadores e formadores de profissionais para trabalhar no ensino da sexualidade.

É uma obra indicada para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de todas as áreas ligadas à Educação, Saúde, Assistência Social, Jornalismo, Comunicação e outras.

É uma obra indicada¸ também, para todos que querem repensar sua atuação como educador, sejam, professores, pais e outros. Válida, ainda, para quem quer repensar a sua própria sexualidade, uma vez que traz muito da história da sexualidade.

É considerado um livro clássico na Educação Sexual, por Drª Sonia Maria Martins de Melo, docente da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina –, umas das experts neste tema, em nosso país. Trata-se de minha pesquisa de Mestrado, desenvolvida na USP, sob a orientação de Drª Maria Amélia Azevedo, autora de Educação Sexual: uma proposta, um desafio. São Paulo: Cortez, 1988.

A 1ª edição deste livro ocorreu em 1996 e a 2ª em 2001.
Páginas: 240

 

 

PONTOS DE VENDA:

Livraria Uel [email protected] (43) 3371-4691 Frete grátis!


VOLTAR