UEL ganha Prêmio Educando para a Diversidade Sexual 2010
Agência UEL

O Grupo de Estudos sobre Educação Sexual e a GEES/Escola: a criação de “Rede de Formadores” da UEL receberam o Prêmio Educando para a Diversidade Sexual 2010, na categoria educativa, conferido pela Aliança Global para Educação LGBT e o Centro Paranaense da Cidadania no último dia 23 deste mês, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A UEL foi a única universidade premiada.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Mary Neide Damico Figueiró, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, o prêmio representa um reconhecimento nacional. “É muito significativo para quem trabalha com prevenção e educação sexual”, diz. O prêmio conta com apoio da Unesco, Unicef, Unaids, e Ministérios da Saúde, Educação e Cultura, entre outras entidades.

Atualmente, na 12ª edição, os projetos preparam professores e profissionais da saúde para trabalhar com questões ligadas à sexualidade, no que diz respeito à prevenção e educação sexual de crianças, jovens, adultos e idosos desde 1995. Os 22 encontros semanais acontecem durante o ano e resultam em 90 horas de curso. E ainda foi ampliado por meio da atividade de extensão GEES/Escola: a criação de “Rede de Formadores”. “O GEES passou a ser feito também nas escolas”, explica a professora.

“Buscamos acima de tudo o respeito à diversidade sexual”, ressalta Mary Neide. Segundo ela, a ideia também é fazer com que a criança e o adolescente desenvolvam autonomia, e ao mesmo tempo aprendam a conhecer o corpo e a própria sexualidade. Ela ainda cita que o projeto fez parte do Programa Brasil sem Homofobia, entre 2007 e 2009.


VOLTAR